PLATAFORMA SABERES DA RESISTENCIA [Eixos]

PLATAFORMA SABERES DA RESISTENCIA

A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO:

A tarefa de formação é imprescindível para a construção e consolidação de uma entidade que tem como parâmetro a organização da luta da classe trabalhadora. Através da formação sindical, direção e base conseguem refletir suas lutas, suas ações e incidir na sua história. Quando trabalhamos a formação nas entidades classistas, ela tem um propósito: Preparar aqueles que estão na linha de frente de uma organização sindical, para que estes respondam aos desafios colocados, potencializando suas ações, e, assim, construindo coletivamente, a história de lutas e conquistas das trabalhadoras e dos trabalhadores.

A escolha de um projeto de formação, antes de tudo, deve está ancorado no propósito de sua entidade. Pois é refletindo questões e potencializando ações que Vladimir Lênin, importante teórico marxista deixou uma grande lição: “não há prática revolucionária, sem teoria revolucionária”. Assim como no tempo de Lênin, os dias atuais exigem o desafio de construir as lutas, porém, mais que lutar, é preciso dar sentido as lutas e a formação é essa ligação entre teoria e práxis (a prática da ação concreta norteada de um sentido, de uma razão, de um conteúdo teórico a seguir).

Portanto, a formação é uma ferramenta necessária para enfrentar os desafios postos. A realidade que estamos vivenciando requer de nós mais compreensão, maior entendimento do projeto de sociedade que estão nos impondo. Somente compreendendo onde estamos, é que podemos saber para onde vamos. Nesse sentido, se faz mais que necessário, neste momento, é uma compreensão histórica das bandeiras que defendemos, para que defendemos? Com quem defendemos? E, assim, potencializar a luta da classe nos mais diversos terrenos de atuação dos trabalhadores no serviço público municipal do estado do Ceará.

Last modified: Wednesday, 11 August 2021, 1:11 PM