A plataforma Saberes da Resistência é uma escola de formação da Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce), que tem como objetivo se constituir como um espaço virtual de formação política e sindical para os dirigentes sindicais no ramo do serviço público municipal cearense. Com a missão de promover a formação e contribuir para que seus dirigentes atuem enquanto sujeitos políticos na transformação social, a entidade vem elaborando seu programa de formação política e sindical, amparo em quatro eixos centrais, com o objetivo geral de afirmar o compromisso e exercício de estreitar a distância entre a teoria e a prática em consonância com diversos saberes que constituem as formas de resistências dos trabalhadores. Desse modo, a plataforma Saberes da Resistência é um instrumento virtual de viabilização dos eixos norteadores da formação e, busca firmar parcerias com institutos educacionais, fundações sociais, entidades sindicais e professores especialistas em áreas afins, no sentido de promover ações que possibilitem a descentralização do conhecimento, aproximem a academia das entidades sindicais e busquem, na ação sindical, uma reflexão, sentido e significado das experiências de organização da classe trabalhadora. A Fetamce constituiu-se legalmente em 1990 como entidade representativa dos servidores públicos municipais cearenses. É uma organização laboral que reúne sindicatos constituídos por trabalhadores(as) do serviço público do Ceará e foi criada pela necessidade de manter um esforço permanente de mobilização e ação na busca de um Serviço Público de Qualidade, procurando a melhoria dos serviços prestados à sociedade, com a valorização dos trabalhadores do ramo. A entidade é absolutamente contra as violações aos direitos sindicais, defendendo a livre organização dos trabalhadores, com igualdade de remuneração no serviço público entre homens e mulheres; reposições salariais anuais; e defesa da diversidade étnico-racial, geracional, sexual e cultural.
REALIZAÇÃO: Fetamce – Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará

PRESIDENTE: Enedina Soares da Silva

SECRETARIA DE FORMAÇÃO: Iracema de Oliveira Sousa 

PROJETO SABERES DA RESISTÊNCIA – COORDENADORA POLÍTICA: Iracema de Oliveira Sousa 

ASSESSORIA DE FORMAÇÃO: Rosilene De Sousa Cruz - Mestra em Sociologia (UFC) e Técnica do Dieese/ Subseção Servidores Municipais Fetamce

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO: Rafael Mesquita - Mestrando em Comunicação (UFC) e Assessor de Comunicação da Fetamce 

EQUIPE DE FORMAÇÃO: • Antonio Wellington Rodrigues

• Cicero Anderson de Almeida Bezerra 
• Germana Farias Aragão 
• José Iltemar Martins 
• Maria do Socorro Alves Pires

Importância da Formação

A tarefa de formação é imprescindível...
Leia mais...

Eixo 1

Temas Transversais ao Mov. Sindical
Leia mais...

Eixo 2

Formação política Marxista
Leia mais...

Eixo 3

Concepção, Gestão, Organização, Trabalho de Base e Prática Sindical
Leia mais...

Eixo 4

Temas Específicos ao Ramo do Serviço Público Municipal
Leia mais...
Café com direitosA temática foi uma iniciativa do sindicato de professores municipais de Crateús, com uma garrafa de café nas mãos, chegava até os locais de trabalhos dos professores e começava um debate em relação aos direitos que estão sendo desmontados na conjuntura brasileira. 


A proposta é utilizar essa experiência e fazer desse ambiente virtual, um lugar de encontro, de debates aconchegantes, como um momento para apreciar um café, regado de um bom papo. Na perspectiva de “endurecer sem perder a ternura jamais”, esse espaço propõe um momento de diálogo amistoso com especialistas convidados para bater um papo sobre os direitos da classe trabalhadora e tantas outras temáticas do tempo presente, que a cada dia é mais e mais desmontado no governo Bolsonaro/Guedes.

Café com Direitos é a nossa Constituição brasileira em pauta, são os direitos trabalhistas, sociais, os serviços públicos e a nossa soberania nacional que se dissipam como a fumaça do café. É o direito à vida digna que se encontra ameaçado, de forma alusiva na xícara verde, como se encontra ameaçada a nossa floresta, nossas riquezas que brotam da terra.

É assim: “com açúcar e com afeto”, com ternura, música, poesia, conhecimento, informação e muito café que esperamos vocês para um delicioso Café com Direitos!

Parceiros